segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Este texto (redação de concurso) é original, sem correção: "O Grande Dilema da Ética."

Não sei direito o que é ética. Tampouco sei o que o que escrever acerca da "importância da ética nos dias de hoje". Os dois textos ajudam, claro, mas com certeza não me são suficientes, assim, de imediato.

Nos dias de hoje não se deve tomar, claro, como princípio da ética as morais religiosas - que são antiquadas, arcaicas, sem lógicas e opressoras. Mas antes de tudo, basear-se na ciência: meio mais seguro, confiável, comprovado e com lógica. E outras bases tambem, como: respeitar primeiramente as características de cada região, povo, bem como a individualidade, liberdade e consciência de cada ser humano; o amor também (estar perto de quem ama... fazer, trabalhar o que gosta, o que se sente bem), como base importantíssima que sustenta o psicológico, o emocional do ser humano; além também da liberdade de um não afetar ou prejudicar a liberdade e dignidade do outro. Este último é uma das bases mais antigas e fundamentais - toda atitude sua é moralmente boa quando não prejudica o seu próximo.

Porém e concluindo, essas quatro bases que citei são, na maioria das vezes, conciliáveis; mas outros irreconciliáveis! E a grande questão universal da ética é tentar conciliar a moral e ordem com todas as quatro fundamentais bases. O que, finalmente concluindo, é impossível eternamente!! Porque simplesmente enquanto houver milhares de cérebros funcionando, pensando e questionando será inviável uma concordância universal, absoluta e definitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário