terça-feira, 1 de julho de 2014

Mario Sergio Conti X MC Guimê

Infelizmente o vídeo da entrevista só tá disponível pra quem é assinante da Globo.com: http://globotv.globo.com/globonews/dialogos-com-mario-sergio-conti/v/mc-guime-fala-sobre-seu-funk-ostentacao/3289450/

Há uma diferença enorme entre o entrevistado e o entrevistador. Não percebo uma conversa sincera, descontraída e proveitosa; o que vejo é mais um entrevistador distante, que mais parece estar do alto de um pedestal: representando a classe bem instruída e intelectual, perguntando de forma esnobe a um representante da classe mais popular e mal instruída. Durante toda a entrevista eu vejo essa distância.
Ele faz perguntas querendo implicitamente saber se o "conteúdo presta", embora ele já esperava o que queria.

Segundo que esse entrevistador, Mario Sergio Conti, deve ter uma influencia e poder enormes sendo editor (ou sei lá o que ele faz) da revista Veja.Como se não bastasse, ele também apresenta o Roda Viva da Cultura! E é impressionante como ele não tem carisma nenhum para apresentar e comandar um programa de televisão: e nem falo de carisma popular a là apresentador de auditório, mas sim de postura e empatia suficientes para tela e a indústria da tv. É claramente reconhecível isso, não é nenhuma implicância contra o cara. Até porque se ele é editor da Veja, suponho que deva ser um jornalista muito competente e com espírito de liderança duma grande redação. Mas como profissional da tv não tem postura nenhuma!

E quanto ao MC Guimê, o Mario Conti não percebe a importância desse mero artista famoso. Ele é o representante de toda uma juventude, de toda uma classe de jovens que consomem as músicas dele e compartilham da mesma mentalidade e dos mesmo anseios que ele. O Mario não compreende que não é um vereador ou deputado que representa "esses" jovens, como deveria ser, e sim um funkeiro! ele sim representa, é a voz, dos muitos jovens da periferia, da favela, e que querendo ou não, ignorando ou não, são parte da população brasileira que movimenta e participa da história desse país todo os dias, que, principalmente, detém o poder, mas infelizmente não sabe.
Mais uma vez: não é um deputado que é a voz da numerosa juventude da favela, juventude paulista (a maior cidade do país) e juventude vindoura (e consumista), não é nenhum político! e sim o Mc Guimê, ele sim!!

O funkeiro Guimê